Carro voador da Embraeer levanta voo pela primeira vez. Será que um Uber voador está próximo?
A Embraer não ficou para trás e também entrou na corrida da indústria automotiva eletrificada e apresentou um conceito de carro voador elétrico. Construído sob o conceito adotado por empresas montadoras estrageira, o VTOL veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, na sigla em inglês, o veículo foi demonstrado pela fabricante brasileira nesta semana pela primeira vez. Dessa forma, o “drone gigante” brasileiro alçou voo pela primeira vez em Gavião Peixoto (SP), sede da empresa.
Eve Urban Air Mobility Solutions está por trás do desenvolvimento do protótipo , divisão voltada para mobilidade urbana da EmbraerX, que é o braço de pesquisa e inovação da empresa aeronáutica.
Esse projeto não é novidade, visto que a Embraer já havia apresentado seu conceito em um evento promovido pela Uber, empresa interessada com este tipo de veículo para o transporte de passageiros
O modelo anunciado pela fabricante brasileira terá oito asas rotativas e duas hélices propulsoras com capacidade para levar um piloto e mais quatro passageiros. Os voos serão de até 100 quilômetros. A ideia é que ao longo do tempo a aeronave seja totalmente autônoma e possa voar sem piloto e de que o modelo possa trabalhar como um carro de aplicativo, no qual basta o cliente pedir pelo smartphone que dentro de minutos o veículo o buscará.
Acredita-se que os primeiros voos aconteçam ainda neste ano e os voo comerciais já em 2023.
A ideia de avançar na pesquisa do projeto é aprimorar no desenvolvimento de tecnologias de controle aéreo, software e propulsão de voo.
Com esse funcionamento em mente, a Embraer trabalha para garantir que, no futuro, as cidades possam ter a mínima condição de receber esses carros.
Os voos sobre os centros urbanos requerem todo um novo planejamento que vai desde locais de pouso como controle do tráfego aéreo. Para isto a Embraer, por meio da subsidiária Atech, busca criar um Sistema de Navegação Aérea (ANS) para aeronaves eVTOL.
A expectativa da empresa brasileira é que seu novo carro voador seja uma alternativa aos helicópteros.
Comments