Bill Gates: Construa novas usinas nucleares para combater as mudanças climáticas
Como algumas empresas de energia nuclear continuam fechando reatores nucleares por motivos que vão desde problemas econômicos a preocupações com a segurança, Bill Gates acredita que a energia nuclear é uma solução de energia limpa para as mudanças climáticas.
Gates, que também é investidor em energia nuclear, disse à Assembleia de Energia Nuclear do Instituto de Energia Nuclear na quarta-feira que os Estados Unidos precisam fortalecer seu compromisso com as usinas nucleares existentes e investir em novas.
“Hoje, a energia nuclear está em uma encruzilhada. Quase 20% da eletricidade da América vem de energia nuclear ”, disse Gates. “Mas, embora a capacidade nuclear atual da América sirva bem ao país, há muito mais reatores programados para aposentadoria do que novos reatores em construção.”
Em abril, a usina nuclear Indian Point Energy Center, ao norte da cidade de Nova York, aposentou seu último reator nuclear em operação. E a Exelon Corporation anunciou planos para aposentar duas de suas usinas nucleares de Illinois no outono.
Se essas aposentadorias se concretizarem, 2021 poderá estabelecer um recorde para o maior número de aposentadorias de geradores nucleares em um ano, de acordo com a Administração de Informação de Energia dos EUA (EIA). Desde 1960, os Estados Unidos aposentaram 40 geradores nucleares, mas nunca tiveram tantos em um ano, disse um porta-voz da EIA.
De acordo com Gates, “se levamos a sério a solução da mudança climática e, francamente, temos que ser, a primeira coisa que devemos fazer é manter reatores seguros operando”.
Mas “mesmo assim, apenas manter esse status quo não é suficiente. Precisamos de mais energia nuclear para zerar as emissões na América e evitar um desastre climático ”, disse Gates na quarta-feira.
(Alcançar as emissões “zero líquido” significa não atingir nenhuma nova quantidade de emissões na atmosfera, de acordo com as Nações Unidas , tanto por meio da redução das emissões quanto da remoção das emissões da atmosfera.)
Gates é o fundador e presidente da TerraPower , uma empresa de tecnologia nuclear avançada lançada em 2006. Em 2 de junho, a TerraPower anunciou que construirá uma usina nuclear avançada em uma usina de carvão em processo de desativação em Wyoming. A localização específica em Wyoming ainda não foi decidida: vários locais potenciais em Wyoming estão sendo considerados atualmente, de acordo com a empresa .
O reator Natrium de última geração da @TerraPower está voltando para casa em uma usina de remoção de carvão em Wyoming, mantendo milhares de empregos na área e expandindo o acesso à energia nuclear limpa em uma região que depende fortemente de combustíveis fósseis. Veja a tecnologia e empregos.
Gates disse na quarta-feira que a TerraPower usará a infraestrutura existente da usina de carvão e sua força de trabalho qualificada para construir e operar a usina de reator avançado, chamada Natrium . TerraPower desenvolveu a tecnologia Natrium em colaboração com GE Hitachi Nuclear Energy.
“Esperamos mostrar que, além de todos os benefícios da energia, a energia nuclear avançada pode desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de bons empregos para trabalhadores qualificados em todo o país”, disse Gates.
Outras empresas, como a X-energy sediada em Rockville, Maryland , também estão construindo reatores nucleares avançados.
Em outubro, o Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) anunciou que está investindo $ 80 milhões em TerraPower e X-energy, num total de $ 160 milhões. Rita Baranwal, então secretária adjunta para energia nuclear, disse na época que o desenvolvimento urgente da tecnologia nuclear é “importante não apenas para nossa economia, mas para nosso meio ambiente ...” ( Baranwal é agora o diretor nuclear da Electric Power Research Institute , uma organização global de pesquisa e desenvolvimento de energia.)
Embora Gates acredite “fortemente” que “a energia nuclear deve desempenhar um papel em fazer o mundo chegar a zero” e que todos, desde tecnólogos a empresas de serviços públicos, devem ter “uma visão comum para o papel da energia nuclear em nossa rede elétrica”, outros especialistas discordam .
Por exemplo, em fevereiro, acadêmicos e outros pesquisadores assinaram uma declaração pública pedindo o combate à mudança climática por meio da transição para energia 100% renovável de fontes como eólica, solar, hidrelétrica, geotérmica, das marés e das ondas.
A energia nuclear não é considerada renovável, diz o professor da Universidade de Stanford Mark Z. Jacobson , um dos signatários da declaração. A fissão nuclear, processo usado atualmente para criar energia nuclear utilizável, requer urânio como combustível, que é um recurso finito, diz ele.
Meu livro, "100% Limpo, Energia Renovável e Armazenamento para Tudo", a ser publicado por @CambridgeUP, está finalmente chegando. Só mais alguns meses. Aqui está um resumo:
Jacobson diz que, na verdade, “investir em uma nova energia nuclear é o caminho mais seguro para um desastre climático”. A mudança climática é urgente e as novas usinas nucleares são caras e demoram muito para serem construídas, diz ele.
Jacobson, que publicou um livro sobre energia renovável , também aponta que a energia nuclear vem com preocupações que as energias renováveis não têm, incluindo proliferação de armas, derretimentos, lixo radioativo e riscos de mineração de urânio .
“Uma nova energia nuclear é basicamente um custo de oportunidade”, diz ele.
Kommentare